TESTE DO PEZINHO

28 maio 2021

 

TESTE DO PEZINHO


Lei amplia o alcance da testagem de 06 para mais de 50 enfermidades


Projeto de Lei 5.043/2020 e Lei n.º 14.154/21 sancionada pelo Governo Federal no dia 27 de maio de 2021, amplia o número de doenças detectáveis no Teste do Pezinho realizado em recém-nascidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O teste passará a identificar mais de 50 doenças e não somente 06 como é atualmente. Esse rastreio é muito importante porque permite detectar algumas doenças antes mesmo do aparecimento dos sintomas.
O exame deve ser realizado, preferencialmente, entre as 48h e o 5º dia de vida e consiste na coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê. Não existem contraindicações e nem efeitos colaterais. 
Somente nos últimos 03 (três) anos cerca de 2,4 milhões de bebês fizeram o teste, em quase 29 mil postos de saúde e maternidades do Brasil. O processo de ampliação será feito de forma escalonada e o prazo para inclusão do rastreamento das novas doenças será fixado pelo Ministério da Saúde. As mudanças propostas pelo Lei entrarão em vigor em maio de 2022 -  365 dias após a sua publicação. 

Os profissionais da saúde devem informar à gestante e aos acompanhantes, durante as consultas de pré-natal e puerpério imediato, sobre a importância da realização desse teste, que atualmente detecta, entre outras doenças, a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito e a anemia falciforme.

Para maiores informações contacte com seu(a) médico(a) de referência e/ou entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento e redes sociais!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário