Queimadura Mãe D'Água

10 dezembro 2019

Imagem de skeeze por Pixabay


Neste período de férias é muito comum ocorrerem queimaduras com Água Viva ou Mãe D'Água, principalmente nas praias do sul do Brasil. Vocês sabem o que fazer e o que não fazer quando isso acontecer?

Primeiramente é importante explicar que a Mãe D'água, quando em contato com a pele, provoca uma queimadura química no local, devido ao veneno que é liberado pelos seus tentáculos (nematocistos). Desta maneira NUNCA devemos lavar o local com ÁGUA DOCE, pois isso irá aumentar a liberação do veneno, provocando mais dor e queimação. O adequado é lavar a região com água do mar mesmo, em abundância, para retirar eventuais tentáculos que possam estar grudados no local. Para facilitar podemos usar um palitinho de picolé ou pinça, para removê-los delicadamente. Após devemos fazer compressas com VINAGRE (ácido acético), sem diluir em água (qualquer tipo de vinagre), pois ele irá diminuir o efeito do veneno e, consequentemente, a dor. Caso você não tenha vinagre, vá até a guarita do salva-vidas que, geralmente, eles possuem.

Se a área queimada for muito extensa, se a pessoa atingida for alérgica ou se a dor for muito intensa, procure um pronto-socorro imediatamente.

O que fazer?
- lavar com água do mar
- retirar os tentáculos com um palitinho de picolé ou pinça
- compressas com vinagre
- procurar um pronto-atendimento (caso seja necessário)

O que NÃO fazer?
- NÃO lavar com água doce
- NÃO lavar com água quente
- NÃO coçar ou esfregar a área atingida
- NÃO fazer xixi no local (é mito!) ou usar álcool
- NÃO brincar com Mães D'Água que estão na areia
- NÃO passar creme dental, pomada ou hidratante sobre a área
- NÃO tomar nenhum medicamento sem orientação médica

Fiquem sempre atentos à bandeira do salva-vidas na cor roxa ou lilás, que indica infestação de Águas Vivas. A prevenção ainda é a melhor saída!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário