Pico de Crescimento X Salto de Desenvolvimento

15 junho 2021

 


Simplesmente do nada, de repente, o seu bebê muda completamente: fica mais irritado, começa a acordar mais vezes durante a noite, fica manhoso, chora sem motivo, começa a brigar com as sonecas e passa a apresentar um apetite diferente do usual. O que está acontecendo afinal?

Então, depois do nascimento do bebê tudo muda em nossas vidas... E na dele também! São novas sensações, novas descobertas, novos cheiros, luzes, sons, calor, frio, fome, sono, sentimentos e percepções que ele não tinha dentro do útero materno. E com o passar do tempo, muitas mudanças ocorrem, não só físicas, como a cor do cabelo que vai mudando, a cor dos olhos, o peso, a estatura, mas também cognitivas como o primeiro sorriso, sustentar a cabeça, aprender a sentar, engatinhar...

Essas mudanças e habilidades não são adquiridas todos os dias da mesma forma.  O crescimento e o aprendizado dos bebês têm “picos” e “saltos”, que nada mais são do que períodos de aceleração, de grande “explosão” e momentos de desaceleração. Contudo, PICOS DE CRESCIMENTO não são a mesma coisa do que SALTOS DE DESENVOLVIMENTO. Vamos ver cada um deles?

 

PICOS DE CRESCIMENTO: O crescimento dos bebês não se dá de forma contínua e gradual - eles apresentam picos de crescimento, períodos nos quais seu crescimento e ganho de peso são mais acelerados. Duram, em média de 2 a 3 dias, mas em alguns casos podem chegar a 7 e até 10 dias. Existem alguns momentos específicos em que esses picos ocorrem: cerca de 7 a 10 dias após o nascimento; 2 a 3 semanas; 4 a 6 semanas; 3 meses; 4 meses; 6 meses e 9 meses. Após o primeiro ano de vida ele(a) continuará tendo picos de crescimento por toda a infância e também durante a adolescência.

Nos picos de crescimento o bebê começa a apresentar um aumento no seu apetite,  que passa a ser maior do que o habitual - eles precisam de mais alimento e nutrientes, pois é exatamente nesses períodos que os bebês crescem e engordam mais Desta forma ele(a) acaba mamando por mais tempo, com maior frequência e com uma sucção mais vigorosa.  Parece que o bebê não consegue ficar saciado.

Além disso, o bebê passa a acordar mais vezes por noite para mamar, o que faz com o que o seu sono seja interrompido, entrecortado. Como nesses períodos os bebês acabam precisando de mais leite, eles necessitam mamar mais vezes para conseguir saciar toda a sua necessidade, Erroneamente, muitas mamães começam a desconfiar de que estão com “pouco leite” ou que não tem a quantidade suficiente que o seu bebê precisa e acabam oferecendo complementos, fórmulas infantis (leite em pó), sem a menor necessidade. Realmente a demanda é maior, mas quando bem orientada, a mamãe conseguirá identificar esses períodos e adequar a sua produção de leite às necessidades do(a) seu(a) filho(a), uma vez que a produção de leite da mulher acompanha o ritmo do bebê.

Outra característica desse período é que o bebê  fica mais irritado e acaba chorando mais que o normal, sem nenhum motivo aparente. Nada parece satisfazê-lo.  

 

X

 

SALTO DE DESENVOLVIMENTO: Já os saltos de desenvolvimento são fases de rápido desenvolvimento neurológico do bebê, nas quais ele adquire novas habilidades como sorrir, segurar objetos, firmar a cabeça, sentar, reconhecer pessoas, etc. Para adquirir novas habilidades o bebê passa por repetidas tentativas e erros, o que faz com que eles vivenciem momentos de maior estresse e ansiedade. Além disso, ao adquirir uma nova habilidade, o bebê quer praticá-la o tempo todo, inclusive durante o sono. Nesse período eles podem ficar mais agitados e procuram formas de se acalmar, como o colo materno ou a sucção. Ocorrem também mudanças no padrão de sono, apetite e uma maior carência afetiva. É importante salientar que nem todas as crianças enfrentam as etapas da mesma maneira e o tempo de duração de cada fase também costuma variar. Isso será determinado por fatores genéticos, estímulos recebidos, ambiente, convívio e até mesmo nutrição. Contudo, apesar dessa variação, existem janelas de normalidade nas quais se espera que o bebê chegue aos marcos de desenvolvimento – quando as mesmas não são atingidas, devem ser avaliadas. Os perídos aproximados em que ocorrem os saltos de desenvolvimento são:1 mês; próximo de 2 meses; próximo de 3 meses; 4 meses e meio; 6 meses; 7 meses; 8 meses e meio; próximo de 11 meses; próximo de 13 meses; próximo de 15 meses; 17 meses.

  

É importante ficar atento aos sinais e respeitar as necessidades do bebê, compreendendo que essas fases são importantes para o seu desenvolvimento. Muitas vezes elas alteraram toda a rotina e o sono da família, mas É preciso ter em mente que isso é algo passageiro e logo tudo retornará ao normal. Seja paciente e carinhoso, mantenha sempre o afeto, em um ambiente tranquilo e acolhedor, Lembrando que amor, colo e empatia, são essenciais na criação, independente da fase em que o bebe se encontra - a qualidade do tempo que você passa com o seu bebê, a atenção e o amor criará vínculos indestrutíveis, que definirão a relação de vocês para o resto da vida.

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário